Falupa Pragas Urbanas

Carrapato


Carrapatos são parasitas externos, artrópodes, pertencentes à Ordem Acarina, que se alimentam do sangue do hospedeiro.

Dependendo da fase do ciclo de vida em que se encontram, eles podem viver tanto na superfície da pele do cão como no ambiente. Eles parasitam geralmente animais domésticos, silvestres e, inclusive, o homem.

O carrapato pode estar no solo em locais com vegetação, mas também em muros e etc., à espera de um hospedeiro. Quando percebe a passagem de um hospedeiro, dirige-se para ele, “passeando” pelo seu corpo até encontrar um local seguro, como o pescoço ou a cabeça, onde o cão não o possa arrancar. Logo após, o carrapato introduz o seu aparelho sugador na pele e, durante horas, alimenta-se do sangue do hospedeiro. Após a alimentação de sangue, desprende-se voluntariamente e cai no solo para continuar o seu ciclo.

Existem vários mecanismos através dos quais o carrapato pode provocar doença ou lesão no hospedeiro como lesões pela ação das suas peças bucais na pele; efeitos tóxicos, pois a saliva do carrapato contém neurotoxinas que podem causar paralisia. A ingestão de grandes quantidades de sangue pode levar à anemia e a um estado de fraqueza. O carrapato também transmite outras doenças causadas por protozoários, bactérias e vírus. Cada espécie de carrapato pode transmitir uma ou várias doenças entre as quais podemos destacar:

Babesiose: Doença causada por um protozoário, caracterizada por febre, anorexia e anemia. É fatal se o cão não for tratado a tempo.
Borreliose ou Doença de Lyme: é, das zoonoses transmitidas por carrapatos, a mais importante. Causada pela bactéria Borrelia burgdorferi que produz quadros de febre, anorexia, poliartrite, miopatias e adenopatias.
Ehrlichiose: Doença causada pela bactéria Ehrlichia canis que causa febre, problemas respiratórios, edema e vômitos, na fase aguda.


A época mais favorável para o aumento das infestações por carrapatos pode estender-se desde a Primavera até o Outono, pois os carrapatos precisam de condições específicas para o seu correto desenvolvimento, principalmente de temperatura, umidade e horas de intensidade de luz. À medida que aumentam as horas de luz e a temperatura, a atividade dos carrapatos aumenta.