Falupa notícias

Caramujo Africano

Nunca toque este molusco!!!

O caramujo africano pode transmitir uma série de doenças para o homem, sendo que as pessoas não devem manipulá-lo sem luvas, pois o simples contato pode causar o contágio. O animal pode ser encontrado em hortas, jardins, plantações e armazéns de grãos e possui uma significativa resistência à seca e ao frio. Trata-se de um molusco grande, terrestre, que, quando adulto, atinge 15 centímetros de comprimento e 8 centímetros de largura, com mais de 200 gramas de peso. A cada dois meses, um caramujo põe 200 ovos. (mais...)

 

Aedes Aegipty:

Previna-se contra este inseto!!!

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Parece que chegou às américas nos navios que traziam escravos da África. Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas de objetos, próximos a extensas superfícies de água limpa,local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. Mesmo quando a água seca, os ovos não morrem e eclodirão ao primeiro contato com a água. (mais...)

 

Escorpiões:

Tudo sobre esta praga urbana!!!

Os escorpiões possuem uma quantidade muito pequena de veneno na glândula, mas de grande atividade tóxica. A maior parte dos acidentes em adultos é benigna, mas em crianças e idosos é quase sempre fatal, se não forem tomadas as devidas providências em curto espaço de tempo. O veneno é rapidamente absorvido pela pele e músculos, deslocando-se para o sangue, rins,pulmão e sistema nervoso. A maior ação ocorre no sistema nervoso, com efeitos locais e sistêmicos.O envenenamento por estes animais causa dor local intensa, que se irradia por todo o corpo, podendo ainda ocorrer inchaço e vermelhidão leves no local da picada.A dor causada se torna tão intensa que o paciente entra em choque neurogênico, o que pode levá-lo à morte. (mais...)